A força do hábito para o sucesso da sua empresa

célebre livro "O Poder do Hábito"

“Uma vez que você entende como um hábito funciona, você ganha poder sobre ele”. A frase é de Charles Duhigg, autor do célebre livro “O Poder do Hábito”. Esta palavra — tão comum e ao mesmo tempo tão complexa — pode, segundo Duhigg, ser a chave para o sucesso de uma empresa ou a ponte que levará seu negócio ao fracasso.

Você deseja descobrir como a chamada força do hábito pode interferir diretamente nos seus lucros? Prepare-se para conhecer quatro verdades acerca dos hábitos que revolucionarão a sua visão e descubra a importância da rotina para o sucesso da sua empresa:

Hábitos são a raiz da árvore

Como diagnosticar os procedimentos de uma empresa e descobrir se ela caminha rumo ao sucesso ou ao fracasso? A resposta, por incrível que pareça, não está em orçamentos ou reuniões, mas nos hábitos de seus componentes.

Uma árvore é batizada de acordo com seu fruto (as que dão laranjas são laranjeiras, e assim por diante), mas é sua raiz que a sustenta e determina o seu tempo de vida. O hábito seria, portanto, a “raiz” de uma empresa e, em última instância, de um indivíduo.

Quer saber onde sua empresa pode chegar? Analise os hábitos dela e perceba como decisões são tomadas, mudanças são feitas e ordens são obedecidas. É provável que seus maiores problemas não estejam em cima da sua mesa, mas nas “raízes” de seus colaboradores.

Hábitos escondem respostas

“O Poder do Hábito” revela ainda uma outra verdade revolucionária: é possível encontrar respostas aparentemente ocultas através dos hábitos de alguém. Em suma, isto significa que questões complexas que levam você ao divã de um analista e sua empresa à falência podem ser respondidas através da rotina.

Oficiais do exército americano, por exemplo, tiveram sucesso em campanhas no Oriente Médio ao descobrirem que o número de brigas de rua diminuía quando vendedores ambulantes não passavam pelo local. Com fome e sede, as pessoas iam embora mais cedo e confusões eram evitadas. Também naquele caso, um simples hábito era o foco de um complexo quadro.

O hábito traz economia

Fechar bem uma torneira pode fazer toda a diferença em sua conta de água. De igual modo, detectar hábitos ruins na rotina pode revolucionar o orçamento de sua empresa. Maus hábitos são dispendiosos, enquanto bons hábitos trazem economia. Quem atenta para o poder da rotina não apenas ganha produtividade, mas também lucra!

O hábito pode (e deve!) ser transformado

Um bom hábito é o ponto de partida para a vitória; um mau hábito é o ninho onde nasce o fracasso. O segredo é aprender a controlar a rotina e torná-la mais equilibrada, não se deixando controlar e paralisar por ela.

Caso este artigo tenha te levado a descobrir que sua rotina precisa de mudanças, não desanime: nenhum hábito é estático, tampouco autossuficiente. Com disciplina e determinação, você pode mudar a forma com a qual age e reage, passando a colher novos resultados através de novas atitudes!

Identificou algum hábito que precisa ser abandonado? O que você pensa sobre a influência da rotina para o sucesso de um negócio? Comente em  a nossa página no Facebook e aproveite para deixar sua curtida!

 

Tags:, , , , , , ,