Coaching em tecnologia: quando recorrer a ele?

coaching

O processo de Coaching tem sido muito procurado pelas corporações para potencializar a atuação dos gestores e consequentemente melhorar os resultados da empresa. No entanto, quando o assunto é tecnologia muitas pessoas parecem não conseguir criar uma analogia entre o assunto e o coaching.

Nosso objetivo com esse post é mostrar o que é o Coaching, por que ter um Coach com conhecimento em tecnologia, quando recorrer a este processo e quais os benefícios ao se optar por esse investimento na empresa. Queremos mostrar que a tecnologia e o coaching têm muito em comum e, quando bem aplicados nos ambientes corporativos podem trazer resultados incríveis para as pessoas e para a organização.

O coaching

O trabalho de um coach no ambiente empresarial é o de ajudar um profissional a desenvolver suas competências e alcançar determinados resultados positivos em sua trajetória de carreira. Por meio de uma consultoria personalizada, há a transformação de problemas em soluções pelas próprias competências, valores e habilidades individuais de cada pessoa, melhorando assim os resultados finais do projeto ou trabalho em questão.

A tecnologia e o coaching

O advento das novas tecnologias no universo corporativo é uma realidade, porém, muitos profissionais não conseguem uma plena adaptação aos processos de implantações de sistemas digitais, por exemplo. Isso pode ser explicado, em grande parte, pois as habilidades técnicas são importantes, mas são necessárias também as aptidões comportamentais e é aí que entra o trabalho de coaching.

Por isso, o acompanhamento com um coach, principalmente, nas áreas correlatas a tecnologia, tem sido muito procurada e auxilia a atingir melhores resultados. Ele entra como importante aliado no momento de implementação de novas tecnologias dentro de uma empresa.

Um exemplo prático

Mas você deve estar se perguntando: de que forma isso é possível? A resposta é simples. Ele ajudará na definição estratégica de processos como o engajamento das pessoas sobre a importância da nova ferramenta, na facilitação do uso da tecnologia entre os envolvidos e na maneira como os gestores de tecnologia podem ajudar os demais colaboradores da empresa na condução desse projeto.

A ideia do coaching nesses processos é fazer a tecnologia se tornar parte do dia a dia da empresa. Um exemplo prático que podemos citar trata-se da implantação de um serviço de registro de ponto virtual de uma pequena empresa, onde não havia esse registro e agora há a necessidade de controle dos horários de entrada e saída de seus funcionários.

Benefícios do coaching em tecnologia

Para as empresas e para os colaboradores, muitos são os benefícios do coaching, como, por exemplo, o aumento da produtividade e uma participação mais dedicada por parte dos colaboradores. Além de melhorar o relacionamento entre as equipes e os líderes, este processo favorece o desenvolvimento profissional, a criação de planos de carreira, o desempenho e o desenvolvimento de pessoas, e também, uma maior possibilidade de propagação e captação de conhecimento por meio de experiências.

Gostou de nosso post? Queremos saber sua opinião sobre o assunto. Você já havia pensado que é possível aliar o coaching e a tecnologia? Deixe o seu comentário.

Tags:, , , , , , ,