Por que recorrer ao coaching e quando?

Personal development, personal and career growth, success, progress, motivation and potential concepts. Coach (human resources officer, supervisor) helps employee with his growth.

O coaching é um processo de treinamento que pode ser aplicado em diferentes áreas, como carreira, família, relacionamentos, esporte, entre outras. Na maior parte dos casos, o objetivo do coaching é que o indivíduo se desenvolva, adquira novas competências e seja capaz de lidar com os desafios do cotidiano.

Comum em muitas áreas profissionais, nem sempre vemos o coaching aplicado ao setor de tecnologia, embora esse processo também possa ser adotado nessa área. Veja, a seguir, por que utilizá-lo e quais os benefícios em tê-lo.

Quem precisa de um coaching?

De modo geral, qualquer pessoa pode um dia precisar do auxílio de um profissional Coach, seja para ajudar a desenvolver uma ideia, definir o rumo de uma carreira, aumentar a produtividade, entre outros. O processo de coaching trabalha com mudança de comportamentos e, via de regra, utiliza formas de mensurar os resultados do treinamento.

Como as empresas nem sempre podem oferecer o serviço de coaching para todos os colaboradores, é comum os gestores de área passarem por esse processo e, assim, serem multiplicadores das técnicas e dos conhecimentos aprendidos.

Como funciona o coaching?

Na área de tecnologia da informação (TI), por exemplo, em que os profissionais muitas vezes atuam em um só segmento, como uma linguagem de programação, com tarefas repetitivas, é comum haver desmotivação no decorrer do tempo. O trabalho de coaching, nesses casos, pode servir para alinhar os objetivos estratégicos da empresa aos propósitos de vida dos colaboradores, de modo a engajar a equipe nas atividades da organização. O coach poderá ainda ajudar a empresa na estruturação do planejamento de carreira, após fazer um diagnóstico da situação da companhia.

Qual a relação entre o coaching e mudança de cultura?

Quem nunca ouviu frases do tipo “eu faço assim, porque aqui sempre se fez desse jeito”, não é mesmo? Nos ambientes de trabalho, é comum haver alguns comportamentos rígidos, que podem sufocar a inovação e a melhoria dentro de uma organização.

Por exemplo, se uma empresa pretender implantar um novo software de gestão, que requer treinamento dos funcionários e mudanças na rotina diária, pode ocorrer de simplesmente o sistema ser “sabotado” dentro da companhia. Nesse sentido, o coaching pode atuar de forma a facilitar a mudança de cultura do público interno da empresa, para que haja união de forças para o aperfeiçoamento da organização.

Quais os benefícios do coaching?

O processo de coaching traz vantagens tanto para a empresa como um todo, quanto para os colaboradores individualmente. Por exemplo, para a organização, o coaching pode auxiliar no aumento da produtividade, no aperfeiçoamento da qualidade dos processos, na satisfação dos funcionários com a empresa, na formação de liderança, na melhoria do clima organizacional, etc. Já para os colaboradores, o coaching pode ajudar com o planejamento de carreira, no treinamento de competências, na capacitação para dar e receber feedback, entre outros benefícios.

Se a sua empresa precisa melhorar em desempenho, considere a contratação de um coach. O olhar externo desse profissional poderá oferecer vários insights para a melhoria da sua organização. Caso a empresa tenha que passar por algum momento de transformação, o processo de coaching também pode ser muito útil na fase de adaptação à nova realidade.

Você já participou de algum processo de coaching? Como avalia esse tipo de iniciativa? Veja também nosso posto sobre cosching aplicado a tecnologia http://www.certponto.com.br/2016/02/19/coaching-em-tecnologia-quando-recorrer-a-ele/

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