O coaching é um processo de treinamento que pode ser aplicado em diferentes áreas, como carreira, família, relacionamentos, esporte, entre outras. Na maior parte dos casos, o objetivo do coaching é que o indivíduo se desenvolva, adquira novas competências e seja capaz de lidar com os desafios do cotidiano.
Comum em muitas áreas profissionais, nem sempre vemos o coaching aplicado ao setor de tecnologia, embora esse processo também possa ser adotado nessa área. Veja, a seguir, por que utilizá-lo e quais os benefícios em tê-lo.
De modo geral, qualquer pessoa pode um dia precisar do auxílio de um profissional Coach, seja para ajudar a desenvolver uma ideia, definir o rumo de uma carreira, aumentar a produtividade, entre outros. O processo de coaching trabalha com mudança de comportamentos e, via de regra, utiliza formas de mensurar os resultados do treinamento.
Como as empresas nem sempre podem oferecer o serviço de coaching para todos os colaboradores, é comum os gestores de área passarem por esse processo e, assim, serem multiplicadores das técnicas e dos conhecimentos aprendidos.
Na área de tecnologia da informação (TI), por exemplo, em que os profissionais muitas vezes atuam em um só segmento, como uma linguagem de programação, com tarefas repetitivas, é comum haver desmotivação no decorrer do tempo. O trabalho de coaching, nesses casos, pode servir para alinhar os objetivos estratégicos da empresa aos propósitos de vida dos colaboradores, de modo a engajar a equipe nas atividades da organização. O coach poderá ainda ajudar a empresa na estruturação do planejamento de carreira, após fazer um diagnóstico da situação da companhia.
Quem nunca ouviu frases do tipo “eu faço assim, porque aqui sempre se fez desse jeito”, não é mesmo? Nos ambientes de trabalho, é comum haver alguns comportamentos rígidos, que podem sufocar a inovação e a melhoria dentro de uma organização.
Por exemplo, se uma empresa pretender implantar um novo software de gestão, que requer treinamento dos funcionários e mudanças na rotina diária, pode ocorrer de simplesmente o sistema ser “sabotado” dentro da companhia. Nesse sentido, o coaching pode atuar de forma a facilitar a mudança de cultura do público interno da empresa, para que haja união de forças para o aperfeiçoamento da organização.
O processo de coaching traz vantagens tanto para a empresa como um todo, quanto para os colaboradores individualmente. Por exemplo, para a organização, o coaching pode auxiliar no aumento da produtividade, no aperfeiçoamento da qualidade dos processos, na satisfação dos funcionários com a empresa, na formação de liderança, na melhoria do clima organizacional, etc. Já para os colaboradores, o coaching pode ajudar com o planejamento de carreira, no treinamento de competências, na capacitação para dar e receber feedback, entre outros benefícios.
Se a sua empresa precisa melhorar em desempenho, considere a contratação de um coach. O olhar externo desse profissional poderá oferecer vários insights para a melhoria da sua organização. Caso a empresa tenha que passar por algum momento de transformação, o processo de coaching também pode ser muito útil na fase de adaptação à nova realidade.
Você já participou de algum processo de coaching? Como avalia esse tipo de iniciativa? Veja também nosso posto sobre cosching aplicado a tecnologia http://www.certponto.com.br/2016/02/19/coaching-em-tecnologia-quando-recorrer-a-ele/