Era digital, toda informação em apenas um clique…

Pensive mature businessman looking up with concentration and writing in his paperwork at office

A Era da Informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_da_informa%C3%A7%C3%A3o

 

Não podemos negar que a era digital nos trouxe grandes facilidades e uma nova visão de mundo; mas a tecnologia representa um grande desafio para as empresas: se manterem atualizadas e atrativas para os clientes, mesmo com as mudanças que acontecem cada vez mais rápido.

Nesse sentido, as empresas que se mostram resistentes ao uso das tecnologias estão, na verdade, condenadas ao fracasso, mais cedo ou mais tarde. Continue lendo e saiba por que resistir à era digital é dar um tiro no pé!

Mudança nos hábitos de consumo

Se analisarmos a realidade de 10, 15 anos atrás, veremos que era muito raro conversar com alguém que comprava online ou fazia pesquisas sobre determinado produto antes de fechar um negócio. Hoje, ler resenhas na internet antes de comprar é regra número um. Os hábitos dos consumidores mudaram e as empresas precisam mudar também. Prova disso é o levantamento do Google realizado em 2014, que revela que 53% dos brasileiros pesquisam antes de comprar.

Vamos fazer o seguinte raciocínio: quando você quer saber mais sobre uma empresa, como é feita sua busca? Provavelmente, assim como a maioria das pessoas, você também procura por informações na internet. A era digital nos proporcionou um mundo de opções apenas com um clique.

Por isso é tão importante estar inserido no meio digital. A empresa que ainda não se deu conta disso, corre o risco de cair no esquecimento daqueles que estão cada vez mais online e prezam pelas novidades.

Exemplos para NÃO seguir

Com o rápido avanço e ocupação da tecnologia no mundo moderno, algumas empresas não foram capazes ou não quiseram acompanhar esta nova tendência do mercado. Exemplo disso foi a Kodak, líder de um segmento que ela mesma criou, mas que acabou perdendo espaço quando as câmeras digitais se popularizaram em meados dos anos 2000. A negação e, principalmente, a demora para mudar sua estratégia de negócio foram decisivas para levar a Kodak à falência.

Outra empresa que também fracassou por falta de uma estratégia mais certeira foi a Napster, empresa 100% digital, pioneira em compartilhamento gratuito de arquivos MP3, mas que ficou apenas dois anos no ar. Além de receber inúmeros processos de gravadoras contra seu serviço, a Napster não soube se reinventar em um segmento que avança com tanta rapidez ― vide os serviços de streaming de música ― e acabou ultrapassada. A única saída encontrada foi encerrar suas operações.

Vendas online podem ser saída durante a crise

Apesar da crise, as compras feitas nos e-commerces não param de crescer. Segundo o relatório WebShoppers, as vendas aumentaram 24% se comparadas aos números de 2015.

É preciso ficar atento para se adequar às novas demandas do mercado. Periodicamente são lançadas novas tecnologias a fim de conquistar e, quem sabe, fidelizar novos clientes.

Em momentos de encolhimento da economia muitas empresas se consolidaram pelo meio digital. É nesse momento tão complicado que seu negócio pode se sobressair. Descobrir o que seu público-alvo necessita é uma ótima maneira de começar a fortalecer sua marca na internet, além de criar uma relação de lealdade com os clientes. Isso tudo levará a um resultado: mais vendas.

Agora que você já viu que é essencial inserir sua empresa na era digital para conseguir sucesso, então reflita…a era da informação também é a era da interação, ou seja, as pessoas, além de meras receptoras, passam também a contribuir e produzir novas ideias e ações sendo parte integrante essencial dessa nova era. Não há limitação de espaço geográfico e a desculpa do ‘eu não sabia”, na era digital, toda informação está disponível para ser acessado a qualquer momento, às inovações tecnológicas e informacionais à apenas um clique.

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,