Gestão de pessoas: entenda os benefícios do ponto com biometria

gestao-de-pessoas-entenda-os-beneficios-do-ponto-com-biometria24746

As empresas precisam cumprir com a legislação trabalhista, e a marcação de ponto está prevista na legislação. Uma das formas possíveis de marcação é o relógio de ponto com leitor biométrico.

De forma simples e eficiente, é possível utilizar o leitor de biometria para marcação no relógio virtual. O leitor permite maior segurança na realização das marcações de entradas e saídas dos colaboradores, o que dá maior confiança na hora de realizar o cálculo do pagamento.

Infelizmente, ainda há resistência na adoção de sistemas alternativos de ponto (softwares para controle de ponto). Equivocadamente, alguns administradores acreditam que seja mais caro, menos confiável e difícil de implantar. Os benefícios são inúmeros e você pode ler mais neste link http://www.certponto.com.br/2015/07/10/6-vantagens-da-adocao-do-relogio-virtual-de-ponto/. Aqui iremos falar das vantagens da biometria aliada ao controle de ponto.

Confiança nas marcações

Os leitores biométricos mais recentes, já possuem sistemas anti-fraudes com detecção de dedo vivo, (LFD- Live Finger Detection), que permite identificar tentativas de fraude. Com este recurso o leitor rejeita as digitais falsas feitas de borracha, silicone, gelatina etc.

A iluminação da digital é feita com infravermelhos de intensidade controlada para melhor captura da imagem de dedos molhados, secos e danificados.

 

Inexistência de fraudes

Os leitores biométricos com sistema anti-fraude, permitem que a marcação seja feita pelo próprio funcionário, impedindo que outros registrem a marcação em seu lugar. Cada dedo possui uma característica fisiológica própria, o sensor óptico permite a captura da impressão digital com ótima resolução e com qualidade.

Se por acaso um colaborador sair mais cedo, ele deverá fazer a marcação do ponto, não tendo como outra pessoa fazer isso por ele.

Melhoria na gestão de dados

Diferente do que acontece com lançamento de ponto manual e com equipamentos de ponto (REP), o relógio de ponto virtual permite acesso instantâneo às marcações. Pois os dados ficam em nuvem e localmente para acesso a qualquer momento, o que agiliza o fechamento da folha de pagamento. Assim, diminui-se o risco de erros e necessita-se de menos pessoas para realizar o processo.

Simples implementação

Basta fazer a instalação do software e conectar o leitor a entrada USB.

Custo x Benefício

Os leitores biométricos mais seguros exigem investimentos. Mas ao comparar o valor desprendido para a aquisição de relógios físicos, e todos os custos provenientes do mesmo tais como: manutenção, bobinas, quantidade de REP necessário, mão-de-obra, etc, chega-se a conclusão que o relógio virtual é incomparavelmente mais barato. O que torna o leitor biométrico uma aquisição muito mais favorável, pois relógio virtual+leitor biométrico ainda continua sendo mais barato.

Cumprimento da legislação

As empresas têm a obrigação de disponibilizar uma forma dos funcionários realizarem o registro do ponto e assim ter o acompanhamento da sua jornada de trabalho, garantindo-lhes o pagamento de horas extras e demais benefícios.

Por todos esses benefícios, se a sua empresa ainda não possui o relógio virtual CERTPONTO, está na hora de repensar no assunto.

 

Consulte-nos sobre quais leitores são compatíveis com o relógio virtual CERTPONTO.

Tags:, , , , , , , , , ,